A moda ética vem ganhando espaço em vitrines, salões e desfiles em todo o mundo.
O conceito de moda ética está ancorado ao respeito ao meio ambiente, condições dignas de trabalho e inclusão social. “Existe um nicho de mercado ainda não explorado dentro desse contexto: o do consumidor consciente, mas que deseja e paga por produtos contemporâneos, urbanos e de estética sofisticada e adequado ao seu perfil”, afirma Adilson Filipaki, proprietário da Loja Joyful, em Curitiba.
Estudo realizado pelo Ibope no ano de 2008, em parceria com a ONG WWF-Brasil, mostra que existe uma onda de conscientização a favor das práticas sustentáveis no país e que cerca de 30% da população já percebe que os recursos naturais são esgotáveis. Segundo a mesma pesquisa 6% dos brasileiros procuram se certificar de que o produto que levam para casa é ligado a uma empresa que respeita o meio ambiente e questões sociais. Ou seja, existe mesmo uma clientela que sabe o quer, com consciência ecológica, que não se importa de pagar aproximadamente 30% a mais por um produto feito dentro de uma cadeia produtiva sustentável.
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