sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Praia de Jericoacoara

"Jeri" para os íntimos...
Localizada a aproximadamente 300km de Fortaleza, Jericoacoara, ou simplesmente Jeri, é um santuário ecológico e uma das mais belas praias do planeta, também é um dos maiores picos de wind e kite do mundo. Areia branca, mar de águas quentes, vento e céu estrelado formam um lugar incomum.
Em 1984 tornou-se Área de Proteção Ambiental (APA), conservando praticamente intocada sua beleza natural. Gigantescas dunas móveis, coqueirais, lagoas de águas cristalinas, manguezais, cavernas, praias de enseada e de oceano, misturam aspectos do sertão e da costa litorânea nessa antiga aldeia de pescadores. A partir de 2002 Jericoacoara tortou-se Parque Nacional.

Pedra Furada

A Pedra Furada é o ícone de Jericoacoara e está localizada a 3 km da vila de Jeri. É um portal místico para alguns ou simplesmente obra de arte da natureza para outros. Se constitui de uma enorme formação rochosa em forma de arco, esculpida pela ação das ondas do mar. Durante o período de julho, o sol se põe atrás do vão da pedra, conectando fogo, terra, água e ar em uma ousadia que só a natureza é capaz.
A caminhada até lá é feita pela praia na maré baixa ou pelas trilhas do serrote na maré alta, desvendando aos poucos suas flores, pássaros, cactos, cavernas e piscinas naturais. (Cerca de 40 minutos o percurso)

Serrote de Jericoacoara

Uma bonita colina de aproximadamente 100m de altura e dois quilômetros de extensão o que se destaca dentre a plenitude das dunas, é o monte mais alto da região de Jericoacoara e também funciona como barreira que impede que as areias em movimento alcancem e cubram a vila.
Deu origem ao nome da vila de pescadores que visto de alto mar, tem o formato de um jacaré deitado, ou numa expressão local, um jacaré quarando ao sol. De lá é possível ter uma das visões mais lindas do Atlântico.

Farol de Jericoacoara

Localiza-se no ponto mais alto do serrote, a aproximadamente 100m. O lugar é um mirante natural que além de proporcionar a vista dos arredores em 360° é também um dos melhores pontos para assistir ao nascer e pôr-do-sol e da lua.


Duna do Pôr do Sol...

Um verdadeiro ritual é praticado diariamente nos finais de tarde em Jeri. É quando todos sobem a duna para avistar a magia do astro-rei se pondo no mar. Jericoacoara é um dos únicos lugares do Brasil que permite esse espetáculo.
Esta duna já atingiu 50m de altura e, por ser móvel, com o passar do tempo e a força dos ventos está caminhando ao encontro do mar.


Lagoas temporárias no Parque Nacional

São lagoas em tons azuis e esverdeados que se formam na estação chuvosa entre os recôncavos das dunas barcanas na área do Parque Nacional criando uma paisagem indescritível.

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Lagoa de Jijoca ou Lagoa do Paraíso(


A lagoa é uma das maiores atrações locais com areias finas e águas cristalinas em diversos tons de verde e azul. Tem uma boa infra-estrutura para o turismo com pousadas confortáveis, restaurantes e com espreguiçadeiras e redes também utilizada para praticantes do kitesurf, além de jangadas de pescadores, principalmente nos meses de julho e janeiro, época dos fortes ventos alisios.

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Cavalo Marinho (Vila Mangue Seco)

O Passeio Ecológico do Cavalo-Marinho é feito de canoa pelo mangue, ecossistema que é um berçário natural pela riqueza de alimentos e calmaria de suas águas.
A vegetação tem raízes escoras e respiratórias que produzem um emaranhado na lama onde vivem carangueijos e marias-farinhas. Em suas águas vivem os inscriveis cavalos-marinhos, ameaçados de extinção no mundo todo. Para preservá-los, nunca são apanhados com as mãos, somente em recipiente que evite o contato com sua pele. Logo depois são devolvidos ao seu habitat natural, onde não devem entrar pessoas usando protetor solar para não prejudicá-los.



Capela de Nossa Senhora de Fátima ou Consolação (Jericoacoara)

A Igreja de Nossa Senhora do Rosário de Fátima ou Nossa Senhora da Consolação foi construida em 1945 pelos próprios moradores com pedras do serrote, é um ponto turístico para aqueles que visitam o local, pois admiram-se com a beleza de sua arquitetura.

Igreja de Santa Luzia (Jijoca)



Na década de 60, os habitantes do vilarejo que iniciou a cidade de Jijoca de Jericoacoara, assistiam as missas e novenas na cidade vizinha.
Com a necessidade de ter no município um local de oração, em 1963 deram inicio a igreja, sendo sua padroeira Santa Luzia e contaram com o apoio de toda população, no dia 13 de dezembro de 1964 a igreja foi inaugurada. Hoje a mesma é considerada uma das mais bonitas da região e além de ser um local de oração é também uma grande atração para os turistas.